-
Arquitetos: Barceló Balanzó Arquitectes, Sulkin Marchissio SCP
- Área: 4638 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Simón García
-
Fabricantes: AISLUX, Cortizo, Europerfil, Jansen, Ubasart, Umbelco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Instituto está localizado em um terreno na fronteira entre o tecido residencial e industrial, diante de uma das avenidas mais importantes do setor industrial, no limiar das futuras instalações da cidade. A implantação reconhece a importância da avenida, da qual se acessa ao centro, e está posicionada segundo o alinhamento da fachada principal, mas sem renunciar a uma sequência de filtros que permitem distanciar-se da rua.
Uma praça pública é proposta como um elemento urbano que favorece o acesso ao centro e permite que todos os estudantes se reúnam em horários de pico.
Assim, a proposta é sintetizada em um volume compacto alinhado à rua consolidada e um volume menor contendo o ginásio e a sala para refeições dentro do terreno. A área de lazer se abre para a boa orientação sul e as fachadas norte e oeste são consolidadas. O alinhamento à rua permite uma ótima orientação das salas de aula; todas aquelas de uso permanente são orientadas para o norte e as salas e oficinas complementares para o sul.
O modelo tipológico proposto é compacto, com um corredor central bem iluminado e generoso e salas de aula em ambos os lados. Um volume econômico, compacto, flexível e eficiente.